sexta-feira, 20 de março de 2015

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos

Biogeoquímico é resultado dos conjuntos biológicos (microorganismos), constituição da litosfera (rocha), e degradação química.

Biogeoquímica é a ciência que estuda a troca ou a circulação de matéria entre os componentes vivos e físico-químicos da biosfera (Odum, 1971). 


Ciclos: representa troca e circulação de matéria entre componentes vivos e físico-químicos da biosfera.


Bio: os organismos interagem no processo de síntese orgânica e na decomposição dos elementos.

Geo: meio terrestre dos elementos (solo).

Química: ciclo dos elementos e processos químicos de síntese e decomposição.

Um ciclo biogeoquímico pode ser entendido como movimento ou ciclo de um determinado elemento através da biosfera, litosfera, atmosfera e hidrosfera da Terra. São processos naturais que por vários meios reciclam diversos elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e depois fazem o processo contrario, trazendo esses elementos dos organismos para o meio ambiente.

Esse processo de reciclagem da matéria é de suma importância, uma vez que os recursos na Terra são finitos e a vida depende do equilíbrio desse ciclo.

Os elementos essenciais á vida fazem parte dessa trajetória dos ciclos, desde o meio inanimado, passando pelos organismos vivos. Esses elementos tem um numero de aproximadamente 40.  São incorporados nos organismos na forma de compostos orgânicos ou participam de uma serie de reações químicas essenciais as atividades dos seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário