segunda-feira, 16 de março de 2015

ETA em Bebedouro - SP


A Questão da Água em Bebedouro - SP

O serviço de coleta e distribuição de água na cidade de Bebedouro, a 45 km ao sul de Barretos é feito por uma autarquia municipal, o SAAEB, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro. Localizada numa região com abundância de água, a captação é feita em alguns poços semi-artesianos, um poço profundo e nos córregos da Consulta e do Bom Retiro, dispondo de duas estações para tratamento de água e uma para tratamento do esgoto urbano.

A água proveniente dos poços atende a 25% da população. É de boa qualidade para consumo humano e não requer tratamento. Recebe apenas cloro e flúor (para atender às exigências legais) e é lançada na rede de distribuição. O cloro elimina microorganismos que contaminariam o sistema durante a distribuição e o flúor atua na proteção da saúde bucal das pessoas. A água coletada nos córregos atende a 75% do consumo e requer tratamento.

A captação de água do Córrego do Retiro é feita em local próximo do Horto Florestal. São bombeados cerca de 260 litros de água por segundo para a Estação de Tratamento no Bairro Santo Antônio, a cerca de 1 km de distância. O Córrego da Consulta fornece em torno de 120 litros de água por segundo para a Estação de Tratamento do Bairro Paraíso, a 2 km de distância. Em ambas as estações os procedimentos são os mesmos.

Inicialmente mistura-se cal hidratada à água para eliminar a acidez. Em seguida adiciona-se sulfato de alumínio ou sulfato ferroso, que em meio alcalino, coagulam, removendo da água partículas de impurezas originalmente em suspensão fina ou em misturas coloidais. No processo de coagulação estas partículas se agregam, formando flocos que são retirados por decantação ou retidos nos filtros de pedra, areia e carvão, colocados sequencialmente. 

O controle da qualidade é feito nas próprias estações e em outros pontos da rede quando há evidências de problemas. A cada duas horas é verificada a acidez e a concentração de cloro. A concentração de flúor é mantida entre 0,6 e 0,8 miligramas por litro. A água tratada é bombeada para reservatórios e fornecida para toda a população, através de 26 mil ligações existentes na rede urbana.


Nas fotos a seguir mostra os alunos de técnico em meio ambiente conhecendo a rede de distribuição de água de Bebedouro – SP, e também o tratamento e analise de água que é feita no local de tratamento.


Tubulação de distribuição de água.

Calha parshall, medição de vazão.

Tanques de floculação, observação.


Tanques de floculação da água.

Explicação sobre o processo de chegada ate a partida da água.
Planta dos tanques.

Tanques de floculação da água.
Laboratório para analise das águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário