terça-feira, 17 de março de 2015

A importância dos recursos hídricos.

Recursos hídricos

Por mais sérias que sejam as crises financeiras, de alimentos ou de energia, nenhuma é tão ameaçadora em relação ao futuro da humanidade quanto à perspectiva de escassez de água. A crise de água é menos uma questão de escassez real e mais de mal gerenciamento desse recurso.
·         Representação em um gráfico de toda a água existente no planeta:


          Os aquíferos (água doce subterrânea) representantes por cerca de 10, 53 milhões Km³.
Mas o que é um Aquífero?

Aquífero é uma formação geológica subterrânea que funciona como reservatório de água, sendo alimentado pelas chuvas que se infiltram no subsolo. São rochas com características porosas e permeáveis capazes de reter e ceder água. Fornece água para poços e nascentes em proporções suficientes, servindo como proveitosas fontes de abastecimento.

A Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação a ciência e a Cultura (UNESCO) divulgou a localização exata de 273 aquíferos que ficam sob Fronteiras internacionais; 68 na América, 38 na África, 155 na Europa e 12 na Ásia. Nenhum desses supera o tamanho do Aquífero Guarani, sob o Brasil, Argentina Paraguai e Uruguai

Com a seca que o Sudeste e outras regiões estão passando, a salvação pode vir dos Aquíferos?

Não podemos agora sobrecarregar os aquíferos pela falta de água. Falta-se água, é pelo forte desmatamento, mudanças climáticas distribuição irregular da chuva e outros fatores. Mas cabe a nós uma sensibilização mitigadora para economizar água.


Isso é consumo consciente, é o consumo que procura não desperdiçar recursos da natureza, e ter conseqüências positivas para cada um, e para todos nós. Conte esta ideia para seus amigos ajude a trazer mais gente para a turma dos consumidores conscientes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário