Dados alarmantes
- Em maio de 2013, a NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) divulgou um relatório mostrando que o planeta atingiu a maior concentração de dióxido de carbono da história. A concentração deste poluente, que é um dos principais causadores das mudanças climáticas e do aquecimento global, está com média diária de 400 ppm (partículas por milhão).
Em novembro de 2014, o IPCC divulgou o 5º Relatório sobre as Mudanças do Clima e o Aquecimento Global. Neste documento, orienta para a necessidade urgente de diminuição da emissão de dióxido de carbono, adoção de políticas de mitigação dos efeitos futuros e mudanças estruturais.
Efeitos do aquecimento global no Brasil:
De acordo com dados preliminares divulgados pelo IPCC (Intergovernamental Painel on Climate Change) em setembro de 2013, o clima brasileiro poderá sofrer os efeitos do aquecimento global até o final deste século. As regiões sul e sudeste poderão ter um aumento de até 0,5% na temperatura média até o final do século. Já as regiões centro-oeste, nordeste e norte poderão ter as temperaturas médias aumentadas em 1,5%.
Estas projeções são para um cenário otimista, ou seja, com controle da emissão de gases do efeito estufa. Num cenário de grande aumento na emissão destes gases, a temperatura poderá se elevar mais do que o dobro em relação a estas projeções.
De acordo com estas projeções, poderá também ocorrer ser mais frequente a formação de ondas de calor nas regiões Nordeste e na Amazônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário