segunda-feira, 6 de abril de 2015

Bioma: Mata Atlântica

 Mata Atlântica

       
        A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, onde apresenta uma enorme biodiversidade.

Pelo fato de a mata atlântica ser localizada na região litorânea, foi um dos fatores para a sua exploração. Quando os português chegaram por volta de 1500 se depararam com uma floresta de biodiversidade diversas entre animais, vegetais e principalmente a presença de uma madeira não conhecida o chamado "Pau brasil".

Distribuição da mata atlântica
A mata atlântica é formada por um conjunto de formações florestais e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, se estendiam originalmente por 17 estados brasileiros.

Algumas características presentes na mata atlântica são arvores de médio e grande porte e acabam sendo formando uma floresta fechada e densa. As árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade.

Sobre a flora existem cerca de 20 mil espécies vegetais, sendo 8 mil delas endêmicas. Uma espécie endêmica é por definição cientifica, aquela cuja distribuição natural está limitada a uma área conhecida.


Já a fauna, existe cerca de 261 espécies conhecidas de mamíferos. Contamos com 1020 espécies de pássaros, 197 de répteis, 340 de anfíbios e 350 de peixes que são conhecidos até hoje no bioma. Os números impressionantes são um dos indicadores desse bioma como o de maior biodiversidade na face da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário